Recuperação natural de uma unidade de conservação do parque caminhos dos gerais, Mamonas - MG
Resumo
A área de preservação do município de Mamonas, região semiárida de Minas Gerais abrange aproximadamente 6.905 ha e representa 23,69% do território desse município. Com o objetivo de conhecer um pouco dessa realidade, foi realizada uma visita técnica ao Parque Estadual Caminhos dos Gerais (PECG) no mês de março de 2015, sob a orientação e coordenação do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e da UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros) Campus Janaúba. A influência da expansão da agricultura e pecuária no entorno do Parque, a recuperação natural dos biomas e a prevenção de incêndios e/ou desmatamentos foram temas tratados com maior aprofundamento dos resultados das ações realizadas pela equipe de monitores do IEF. Os programas de preservação do PECG apresentam estabilidade com as comunidades do entorno, recuperação natural de sua mata nativa e as nascentes e as veredas apresentam significativos prejuízos em virtude dos baixos índices pluviométricos dos últimos cinco anos.Referências
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.3, n.2, p.13-16, abr./jun. 2002.
FREIRE, P. Guia de metodologia de extensão rural. Rio de Janeiro: EMATER-RJ, 1996. 34p.
INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS (IEF). Parque Estadual Caminho dos Gerais, 2007. Disponível em: <http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/248?task=view> Acesso no dia 06/04/2015.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências