Mulheres e agroecologia: fogão agroecológico uma tecnologia de convivência com o Semiárido

Autores

  • João Batista Barros Amorim UFRPE
  • Ana Cáscia Leal de Araújo UFRPE
  • Anastácia Mélo Brandão UFRPE
  • Michelly Aragão Costa UFRPE
  • Lorena Lima de Moraes UFRPE

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar os benefícios do fogão agroecológico para as mulheres do Assentamento Carnaúba do Ajudante, em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, estado de Pernambuco. A tecnologia de convivência com o Semiárido adotada pela Casa da Mulher do Nordeste por meio do Projeto “Mulheres na Caatinga” proporcionou a construção de fogões na perspectiva de diminuir a retirada de lenha do bioma Caatinga. Entretanto, essa tecnologia contribuiu para além das questões ambientais, pois, seus benefícios colaboram para melhorar a vida cotidiana das mulheres. A metodologia utilizada neste artigo foi baseada a partir da abordagem qualitativa, de modo que buscou as informações a partir de entrevistas estruturadas. A análise dos dados permitiu evidenciar a importância do fogão agroecológico na economia de lenha e no tempo para cozinhar, além da melhoria nas condições do trabalho doméstico para as mulheres.

Referências

AS-PTA. Fogão ecológico: pequeno manual de construção. Paraíba: AS-PTA, 2014.

BRUMER, Anita. Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande Do Sul.Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 12(1): 205-227, janeiro-abril/2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21699> Acesso em: 28 mar. 2015.

CARDOSO, E. et al. Sem feminismo não há agroecológia. GT Mulheres da ANA. Brasil, maio de 2014. (Folheto) CMN, Casa da Mulher do Nordeste. Mulher e trabalho. Recife: CMN, 2013(a).

______.Projeto Mulheres na Caatinga. Financiado pelo Programa Petrobras Ambiental. Afogados da Ingazeira: CMN, 2013(b).

HERRERA, Karolyna Marin. Uma Análise do trabalho da mulher rural através aa perspectiva as multifuncionalidade agrícola.Seminário Internacional Fazendo Gênero 10.(Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 9 a 29.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)