Agroecologia e a pesca artesanal: estratégias para a agregação de valor do pescado oriundos da colônia de pescadores de Machadinho D’Oeste, RO, Brasil
Resumo
Para os pescadores artesanais de Machadinho D’Oeste, a principal fonte de renda é a pesca, porém a baixa instrução dos pescadores dificulta a capacidade de administração da atividade. Entretanto, uma alternativa para aumentar a renda dos pescadores seria a agregação de valor ao pescado por meio do processo de beneficiamento do mesmo. O trabalho teve como objetivo buscar estratégias sustentáveis de agregação ao valor do pescado para melhorar a qualidade de vida dos pescadores de Machadinho D’Oeste fazendo uma aproximação entre a Agroecologia e a Pesca, e assim contribuir com o progresso da pesca amazônica. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas metodologias participativas, tais como o estudo de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas, de modo que foram entrevistados um total de 70% dos associados à Colônia Z-05 de Machadinho D’Oeste.Referências
BRUSCHI, F. L. F. Rendimento, composição química e perfil de ácidos graxos de pescado e seus resíduos: uma comparação. 2001. 65 f. Monografia (Graduação em oceanografia). Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2001.
CAPORAL, F R.; AZEVEDO, E. O. Principíos e perspectivas da agroecologia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, 2011.
SANTOS, M. A. S. A cadeia produtiva da pesca artesanal no estado do Pará: estudo de caso no nordeste paraense. Amazônia: Ci. & Desenv., Belém, v.1, n.1, jul. /dez. 2005.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.