Horta comunitária agroecológica: a experiência do grupo de mulheres da comunidade de vila nova, Dormentes, PE
Resumo
Esse relato de experiência teve como objetivo resgatar a história de constituição e caracterização sócio-produtiva da horta comunitária agroecológica implantada pelo grupo de mulheres da comunidade de Vila Nova, Dormentes–PE. A sistematização de experiências pode promover o desenvolvimento de ações e projetos produtivos de base agroecológica no âmbito das comunidades ou mesmo contribuir com iniciativas de outros grupos em diferentes etapas do processo de transição agroecológica. O percurso metodológico dessa sistematização de experiência envolveu contatos com a equipe de ATER do IPA, a qual mediou o agendamento de visitas/reuniões para conhecimento da história do grupo e compreensão da dinâmica dos agroecossistemas da horta. O processo de constituição do grupo de mulheres para a implantação da horta comunitária agroecológica propiciou a segurança alimentar na comunidade, além da valorização do trabalho e papel social desempenhado pelas mulheres no âmbito da comunidade de Vila Nova.Referências
BURG, I. C.; LOVATO, P. Agricultura familiar, agroecologia e relações de gênero. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. Ed. Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (Brasil). Agricultura familiar no Brasil e o censo agropecuário 2006. Brasília, set. 2009.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências