Etnoecologia e candomblé: contribuições para agroecologia
Resumo
Os povos africanos, foram trazidos em condição de escravização, no entanto, ainda que em condição de diáspora a longa travessia no atlântico rumo o “novo mundo” não impediu que esses povos ao chegarem no Brasil, (re)inveta-se sua cosmologia em um novo território. Assim este trabalho buscou apontar alguns elementos de contribuição dos africanos de cultura Bantu para a construção de um saber etnoecológico alicerçado nas suas práticas e ritos com fortes laços de conexão entre a cultura humana e a natureza. Para realização do trabalho foi feita uma revisão bibliográfica, além de recursos como a observação participante usando como referecia a etnoecologia. Ao longo do trabalho são relatados princípios que podem servir como parametro para desnumbrarmos os saberes que relacionam biodiversidade e a cultura da civilização bantu.Referências
BARROS, José. A floresta sagrada de Ossaim: o segredo das folhas. Rio de Janeiro, Ed. Pallas – 1° reimpresão, 2014.
BRANDÃO, Jefferson; OLIVEIRA, Bruna; Duarte, Israel. Saboreando saberes: a moqueca na culinária afrodescendente da Bahia. Anais do I Simpósio Internacional Alimentação e Cultura: aproximando o diálogo entre produção e consumo.Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão – SE p. 1-12, 2014 . CARNEY, Judith. Navegando contra a corrente: o papel dos escravos e da flora africana na botânica do período colonial. África: Revista de Estudos Africanos, São Paulo, n. 2223, p. 25-47, 2001.
CARNEY, Judith; MARIN, Rosa A. Saberes agrícolas dos escravos africanos no Novo Mundo, Revista de divulgação cientifica, São Paulo, SBPC, v. 35, n. 205, jun. 2004.
CARDOSO, CIRO. Agricultura capitalismo e escravidão. Petrópolis – RJ, Ed. Vozes, 1982.
GOMES, Ângela. Rotas e diálogos de saberes da etnobotânica transatlântica negroafricana: terreiros, quilombos, quintais da Grande BH.Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 2010.
SANTOS, Ancelmo. Terreiro Mokambo: espaço de aprendizagem e memória do legado Banto no Brasil. Dissertação de Mestrado - Universidade do Estado da Bahia, Salvador- BA, 2008
TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. Revista: Desenvolvimento e Meio Ambiente, Editora UFPR, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009.