Cultivo de hortaliças orgânicas: uma proposta sustentável para o município de Confresa-MT

Autores

  • Edivaldo Soares Silva Prefeitura Municipal de Confresa MT
  • Marco Antônio Vieira Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Barra do Garças
  • Polyana Rafaela Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Confresa
  • José Pereira Cordão Sobrinho Prefeitura Municipal de Confresa MT

Resumo

O diagnóstico das propriedades rurais do município de Confresa, localizado no nordeste do Estado de Mato Grosso, com potencial para produção agroecológica e orgânica, permitiu a implantação de um projeto junto aos agricultores familiares, com a oferta de produtos cultivados com um novo sistema de produção. Foi desenvolvido em 17 propriedades e em parceria com instituições de assistência técnica e extensão rural da região. Para a elaboração do presente trabalho, buscamos apoio teórico no campo da agroecologia em consonância com discussões pedagógicas. O trabalho mostrou-se relevante à medida que percebemos a adesão dos agricultores que continuam a produzir de forma agroecológica, tendo na população confresense um consumidor exigente e fiel a esses produtos. Os desafios ainda estão no fato de não ter ainda uma certificadora e também nas poucas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Referências

HENZ, G.P, ALCANTARA, F. A, RESENDE, F. V (Eds). Produção Orgânica de Hortaliças: O produtor, pergunta a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007.

SILVA, E.F.S.; RAMOS, P.R.; ARAÚJO, M.L.; SOARES JÚNIOR, J.M.; TAVARES, A.R. Uso de Agrotóxicos por feirantes do município de Confresa-MT. XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas-MG (Anais), 2014

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)