Construindo a participação estudantil no bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar: desafios e potencialidades – Araras, SP, 2015

Autores

  • Marcelo Gomes Barroca Xavier Universidade Federal de São Carlos
  • Rúben Ferreira Gouvêa Universidade Federal de São Carlos
  • Philipe Rolemberg Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Liege Pistore Veras Universidade Federal de São Carlos
  • Luís Henrique Delgado Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este resumo de experiência apresenta o ponto de vista do Centro Acadêmico Ana Maria Primavesi (CAAMP) do curso de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - dentre vários que podem interpretar esta conjuntura – quanto à avaliação do curso, tomando como base o Projeto Político Pedagógico (PPP), e em como se dá a abertura para a participação do estudante nos processos de reestruturação da matriz curricular. É embasado nas vivências dos estudantes nos diversos espaços onde a Agroecologia é construída, como congressos, encontros, cursos, mutirões e articulações. Inclusive na universidade, em suas salas de aula e espaços de auto-organização. O texto parte do princípio de que todos os envolvidos em um projeto pedagógico (sejam docentes, discentes ou técnicos) são, antes de qualquer rótulo social, seres humanos.

Referências

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 4a edição, 1979. 93p. Apud Universidade Federal de São Carlos, Projeto Político Pedagógico do bacharelado em Agroecologia. 2008

Universidade Federal de São Carlos, Projeto Político Pedagógico do bacharelado em Agroecologia. 2008

VEIGA, I.P.A. Aspectos do projeto político pedagógico institucional nas universidades federais brasileiras. 2003

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências