Capacitação de produtores ao cultivo de peixes em tanques-rede: uma experiência na ilha do capim-Abaetetuba/PA
Resumo
A atividade desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos e Educação em Agroecologia na Amazônia (NEA) em parceria com Grupo de Estudos Pesqueiros e Aquícolas – GEPAq nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2014 e dias 19, 20, 21 e 22 de dezembro do mesmo ano, ministrou o curso de criação de peixes em tanque-rede para moradores da Ilha do Capim localizada no município de Abaetetuba – Pa. Fez – se uso de materiais simples para a construção de uma unidade demonstrativa de tanque-rede alternativo mostrando a atividade aquícola proposta como de baixo custo facilitando a implantação e difusão da mesma na comunidade. Notou-se o interesse dos moradores participantes do curso o que aponta a atividade como alternativa para a pesca predatória praticada por alguns moradores da comunidade, sendo a pratica integrada desenvolvida considerada como satisfatória e bem avaliada pelos moradores e envolvidos.Referências
CAETANO, Marta Coutinho. Memória Das Águas: Práticas Educativas e Culturais de Pescadores Artesanais nas Ilhas de Abaetetuba-Pa. Fortaleza, 2012.
ROCHA, Ademir. Blog do Ademir Rocha. “Ilhas do Capim: Ilhas de Abaetetuba 1”. 2011. Disponível em< http://ademirhelenorocha.blogspot.com.br/2011/07/ilha-do-capim-ilhas-de-abaetetuba-1.html . Acesso em: 03 de abril 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências