TAIOBA: Do Mato ao Prato

Autores

  • Roberto Senna Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Resumo

Desde os primórdios da humanidade, as espécies vegetais sempre apresentaram grande importância na evolução e desenvolvimento do homem. Com o passar do tempo por meio de observações cada espécie adquiriu uma importância, para alimentação, para fitoterapia, para a indústria etc. No que se refere a alimentação várias espécies foram descobertas dentre elas a Taioba, que um dia teve sua importância no cenário alimentar humano, e hoje esquecida, busca-se resgatar seu uso para atuar na segurança alimentar, na conservação da biodiversidade e na memória cultural das populações tradicionais. Palavra Chave: Taioba; Segurança Alimentar; Biodiversidade

Referências

ISOBE, M.T.C.; MARQUES, S.P; MAPELI, N.C; JUNIOR,S.S. As Hortaliças Não- Convencionais no Projeto Horta Doméstica: O conhecimento e o consumo. Ano 2008.

KINUPP, V.F. Plantas Não – Convencionais (PANCs): Uma riqueza negligenciada. Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC – Manaus, AM – Julho/2009.

MARTINS, J.A; WEBER, M. B; MORAIS, V.S; SENA, D.R. Determinação de Ácido Ascórbico (Vitamina C) em folhas de Taioba, provenientes de cultivos orgânico, natural e convencional. 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.

MINISTERIO DA SAUDE. Secretária de Políticas de Saúde. Alimentos Regionais Brasileiros. 1ª ed. Brasília, 2002.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIEMNTO. Hortaliças Não – Convencionais (Tradicionais). 1ª Ed. 2010.

MORAIS, V.S.; MARTINS, J.A; WEBER,M.B; SENA, D.R. Efeito do tipo de cultivo no conteúdo de vitamina C em folhas de Taioba ( Xanthosoma sagittifolium Schoot). Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia, Vitória, nº 1, p. 64 -68, 2º sem. 2006.

PIMENTEL, A.A.M.P. Olericultura no Trópico Úmido: Hortaliças na Amazônia. São Paulo. Ed. Agronômica Ceres, 1985.

PINTO, N.A.V.D; BOAS, B.M.V; CARVALHO, V.D. Caracterização Mineral da Folhas de Taioba ( Xanthosoma sagittifolium Schott). Ciênc. e Agrotec, Lavras, V.23, n.1, p. 57 -61, jan/mar. 1999.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências