ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE EM RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO ASSENTAMENTO LARANJEIRAS, CÁCERES, PANTANAL MATOGROSSENSE

Autores

  • Solange Ikeda Castrillon Universidade do Estado de Mato Grosso Área Ecologia
  • João Ivo Puhl Universidade do Estado do Mato Grosso
  • José Ricardo Castrillon Fernandez Instituto Federal do Estado de Mato Grosso
  • Fernando Morais Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Danúbia da Silva Leão Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Moradores do Assentamento Laranjeiras, por meio do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cáceres e da Escola e Associação "Antonio Conselheiro", convidaram professores da Universidade do Estado de Mato Grosso para um evento sobre os efeitos das mudanças climáticas, a comunidade dialogou sobre os problemas relacionados a áreas degradadas e perda da capacidade de nascentes com consequente falta de água para necessidades básicas, uma visão não esperada para o Pantanal. Uma das moradoras sabiamente informou: "A mata chama a chuva, quando tinha mais mata, tinha mais água". Foi elaborado de forma participativa entre pesquisadores e comunidade local um projeto financiado pelo Ministério do Meio Ambiente intitulado "Recuperação das nascente e fragmentos de mata ciliar do córrego do Assentamento Laranjeiras I e mobilização para a conservação dos recursos hídricos do Pantanal Mato-Grossense". Foram realizados o diagnóstico e a produção de mudas.

Biografia do Autor

  • Solange Ikeda Castrillon, Universidade do Estado de Mato Grosso Área Ecologia
    Departamento de Ciências Biologia, Área Ecologia
  • João Ivo Puhl, Universidade do Estado do Mato Grosso
    Departamento de História, Área História
  • José Ricardo Castrillon Fernandez, Instituto Federal do Estado de Mato Grosso
    Departamento de Agronomia, Agronomia
  • Fernando Morais, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Departamento de Biologia, Área Botânica
  • Danúbia da Silva Leão, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Departamento de Biologia, Educação Ambiental

Referências

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 43 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências