Tingimento natural: Alternativa ecológica no aproveitamento de escamas de peixes.
Resumo
Este trabalho demonstrou como os extratos vegetais atuam na coloração e na fixação da cor em escamas de peixe utilizadas por comunidades de pescadoras na produção de artesanato. O método de investigação adotado foi a pesquisa laboratorial, a partir de diferentes concentrações de chás. As oficinas possibilitaram o uso dos materiais para a produção, das técnicas artesanais e da relação local, evidenciando o potencial para se promover a sustentabilidade ambiental e a geração de renda. Os resultados demonstraram que a intervenção do design na produção artesanal valoriza a riqueza dos resíduos pesqueiros. As flores de escamas tingidas foram aplicadas ao artesanato e inseridas no contexto local. Sendo assim, a comunidade poderá adquirir visibilidade e incorporação de uma nova atividade em sua cultura.Referências
DIAS-NETO, J.; DORNELLES, L. C. C. Diagnóstico da pesca marítima do Brasil. Coleção Meio Ambiente. Série Estudos Pesca, 20. Ibama, Brasília. p165. 1996.
SANTOS, G; et al. Beneficiamento de escamas de pescado do Mercado de São José, Recife-Pernambuco. In: AQUACIENCIA, Palmas. Anais... Palmas: UFRPE, p. 01.2012.
SEBRAE. Diagnóstico dos Resíduos da Pesca e Aquicultura do Espírito Santo. Brasil: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, p. 16-19.2010.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.