Café com Agroecologia na Zona da Mata de Minas Gerais

Autores

  • Renata Cunha Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • José Olívio Lopes Vieira Júnior
  • Felipe Carvalho Santana
  • Maximillian Ian Willems
  • Irene Maria Cardoso

Resumo

A vivência com os agricultores é uma atividade de grande importância para o aprendizado agroecológico. O objetivo foi relatar a vivência ocorrida nas propriedades de três famílias produtoras de café na Zona da Mata de Minas Gerais, buscando entender o manejo, os processos de comercialização, a relação entre a família e a terra e estratificar as áreas quanto à física do solo, plantas espontâneas e árvores presentes no sistema. A distribuição das lavouras é feita de acordo com as faces das encostas e com o tipo de adubação, sendo com a utilização de esterco bovino; cama de frango com palha de café e o café natural. A vivência contribuiu para o delineamento de futuras pesquisas, conhecer a estrutura física do solo e levantar as principais árvores e plantas espontâneas presentes no sistema.

Biografia do Autor

  • Renata Cunha Pereira, Universidade Federal de Viçosa
    Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Agroecologia

Referências

CHABOUSSOU, F. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos: a teoria da trofobiose. Tradução de GUAZELLI, M. J. Porto Alegre: L&PM, 1987. 256p.

FERREIRA, W. P. M.; RIBEIRO, M. F.; FERNANDES FILHO, E. I.; SOUZA, C. F.; CASTRO, C. C. R. As características térmicas das faces noruega e soalheira como fatores determinantes do clima para a cafeicultura de montanha. Embrapa Café. (Embrapa Café. Documentos, 10). Brasília, 2012. 34p.

PRIMAVESI, A. M. Manejo Ecológico do Solo: saúde de todo o conjunto, incluindo o homem. Editora Nobel, São Paulo, 1990. 71p.

SHUMEI NATURAL AGRICULTURE. Uma Filosofia de Harmonia com a Terra. 2009. Disponível em: http://www.shumei-na.org/portuguese/farming/index.html>. Acesso em: 18 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências