Contribuição do Estágio Interdisciplinar de Vivência na formação universitária e no papel do profissional como sujeito da transformação social

Autores

  • Cristina Camargo Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS http://orcid.org/0000-0002-7248-8020
  • Manoel Pereira de Andrade UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Simoni Urbano da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo

Os Estágios Interdisciplinares de Vivência (EIV’s) acontecem em todo o Brasil desde 1989 e têm por princípios a não-intervenção técnica, a interdisciplinaridade e a parceria. O EIV possui fundamental relevância no ensino, fazendo-se um importante instrumento no processo de aprendizagem, uma vez que é capaz de associar o conhecimento teórico às necessidades sociais, com foco naquelas relacionadas ao espaço rural. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de participação no X Estágio Interdisciplinar de Vivência do Distrito Federal (DF), ocorrido em dezembro de 2014. Esta experiência propiciou à estudante de Nutrição problematizar, refletir e vivenciar aspectos econômicos, sociais e culturais da realidade agrária. Entende-se que o EIV é um diferencial para a formação dos estudantes e destes como futuro profissional, uma vez que a graduação não contempla esse tipo de metodologia no currículo.

Referências

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.

FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL- FEAB. Estágios Interdisciplinares de Vivência Santa Maria: Núcleo de Trabalho Permanente em Movimentos Sociais, 2005. p. 57. (cartilha).

CARDOSO, A.; SILVA, J.; SANTOS, D. Estágio Interdisciplinar de Vivência em comunidades rurais e assentamentos da Reforma Agrária no estado da Paraíba. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO. Paraíba: UFPB-PRAC, 2008.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências