Educação do Campo: Novas Práticas

Autores

  • Cintia Hoffer Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Eliana Zimmermann Bornhausem Centro Vianei de Educação Popular - Lages/SC
  • Iáscara Almeida Varela Centro Vianei de Educação Popular - Lages/SC
  • Tienko Vitor Da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jonatan Maicon Antônio Tonin Universidade Estadual de Santa Catarina- UDESC

Resumo

A pesquisa é fruto de um Projeto desenvolvido no Planalto Serrano de Santa Catarina, patrocinado pela Petrobrás e executado pelo Centro Vianei de Educação Popular, situado em Lages. O levantamento realizado sobre o processo de nucleação e fechamento das escolas do campo, foi uma das metas deste Projeto, além da formação de 512 educadores do campo em 10 módulos e a construção de um Fórum Regional de Educação do Campo (FOREC).

Referências

KREMER, A. A nucleação escolar e o processo de desenraizamento nas comunidades rurais do município de Bom Retiro/SC. In MUNARIM, A;BELTRAME,S.A.B; CONDE, S.F. e PEIXER, Z.I.(Org.) Educação do Campo: Políticas Públicas, territorialidades e Práticas Pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011.

PEIXER, Z. I.; et al. Comunidades Rurais e Escolas: O fechamento das escolas rurais na Serra Catarinense. 65ª Reunião Anual SBPC, 2013.

PEIXER Z. I.; et al. Quando nuclear significa fechar: processo de nucleação no Planalto Catarinense. Julho, 2012.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)