Marajó agroecológico educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento sustentável na mesorregião com o menor IDH do Brasil

Autores

  • Romildo Castor Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal
  • Mario Medice Costa Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a missão institucional do IFPA câmpus Breves, visando à oferta de uma educação profissional e tecnológica contextualizada, integrada, inserida na sociobiodiversidade marajoara, que possibilite construir alternativas para alterar a realidade social que se apresenta. Para isso, os princípios agroecológicos, em diálogo com a especificidade extrativista e agroextrativista do Marajó, integram esse novo paradigma de desenvolvimento pautado na sustentabilidade, no diálogo com múltiplos sujeitos, entidades e instituições governamentais inseridas no Marajó, apresentando e sensibilizando a sociedade local em defesa do projeto institucional.

Referências

CAPORAL, F.R, COSTABEBER, J.A. PAULUS, G. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento sustentável. Brasília, DF: [s.n], 2006.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

GUZMÁN, Eduardo Sevilla. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. In: AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares (Eds.). Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. p. 101-32.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.