Custos de produção de alevinos de tilápias-do-nilo cultivadas em água com enriquecimento ambiental

Autores

  • Johnny Martins de Brito Mestrando em Zootecnia na Universidade Federal do Piauí, Campus de Bom Jesus
  • Cyro Henrique Lima dos Santos Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba
  • Antônio Hosmylton Carvalho Ferreira Prof. Dr. do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba
  • Rosineide Candeia de Araújo Professora. Mestre do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba
  • João Marcos Monteiro Batista Acadêmico do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Corrente

Resumo

Objetivou-se determinar os custos de produção de alevinos de tilápias-do-nilo cultivadas em ambiente com enriquecimento ambiental. Foram selecionados e distribuído 120 alevinos em oito caixas d’água de 500 L. O delineamento experimental foi o inteiramente casualiazado com dois tratamentos, quatro repetições e 15 peixes como unidade experimental. Os tratamentos consistirão de: (CST) caixas d’água sem o uso de tijolos e com tijolos (CCT). Para o enriquecimento ambiental foram utilizados três tijolos de oito furos dispostos um sobre o outro, para cada caixa nas repetições de seu respectivo tratamento. Observou-se que os custos da ração (CR) não apresentaram diferenças estatísticas (P>0,05). Quanto ao custo médio de ração por quilograma de peso vivo ganho (CMR (R$/ kg PVG A avaliação econômica da aplicação de um enriquecimento ambiental para tilápias-do-nilo na fase de alevinos não promoveu melhorias aos animais, não sendo indicado nessas condições.

Referências

BARBOSA, et al. Triguilho para suínos nas fases de crescimento, crescimento e terminação. Revista brasileira de zootecnia, v. 21, n. 5, p. 827-837, 1992.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB). Custos de produção agrícola: A metodologia da Conab. Disponível em: http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/0086a569bafb14cebf87bd111936e115..pdf. Acesso em 29 de abril 2015.

KOCH, J. F.; ESPERANCINI, M. S. T.; BARROS, M. M. et al. Avaliação econômica da alimentação de tilápias em tanques-rede com níveis de proteína e energia digestíveis. Boletim Do Instituto De Pesca, v. 40, n. 4, p. 605–616, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.