Avaliação da qualidade química do solo de um sistema agroecológico por indicadores de sustentabilidade: Estudo de caso no Assentamento Pastorinhas, Brumadinho, Minas Gerais.

Autores

  • Daniella Teixeira Carmo de Oliveira Pontifícia Universidade Católica
  • Guilherme Taitson Bueno

Resumo

De modo a analisar o grau do impacto de um sistema agroecológico ao meio natural, essa pesquisa busca avaliar a qualidade do solo agrícola manejado pela agroecologia e o solo natural, comparando-os. Para isso, o Assentamento Pastorinhas foi local de estudos para tal avaliação. Duas áreas do Assentamento foram utilizadas para amostragem do solo, ambas Latossolos Amarelos, uma agrícola e outra de floresta Atlântica. As análises foram feitas pelo Laboratório de Solos da Universidade Federal de Lavras – MG, e os dados obtidos aplicados ao Sistema ISA (Indicadores de Sustentabilidade de Agroecossistemas). Os resultados mostraram que as práticas agroecológicas são capazes de manter a qualidade química do solo em níveis superiores ao da floresta. A agroecologia encontra-se, portanto, muito próxima da sustentabilidade de agroecossistemas.

Biografia do Autor

  • Daniella Teixeira Carmo de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica
    Mestre em Geografia. Qualidade do Solo. Sustentabilidade de agroecossistemas agrícolas

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed. rev. ampl. São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. 400 p.

FERREIRA, José Mário Lobo et al. Indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas. Informa Agropecuário: adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais. Belo Horizonte, v. 33, nº 271, p. 12-25, nov./dez. 2012.

GLIESSMAN, Stephen, R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. 653 p.

MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Microbiologia e bioquímica do solo. 2.ed. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2006. 729p.

REICHERT, José Miguel; DALVAN, José Reinert; BRAIDA, João Alfredo. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Revista Ciência e Ambiente. Julho/Dezembro de 2003, n 27, p. 29-48.

VALARINI, P. J. et al. Qualidade do solo em sistemas de produção de hortaliças orgânico e convencional. Revista Horticultura Brasileira. Rio de Janeiro, v. 29, p. 485-491, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.