Assassinatos por conflitos fundiários no Estado do Pará (1964-1988): resgate histórico e análise jurídica

Autores

  • Luana Nunes Bandeira Alves Universidade Federal do Pará

Resumo

O Projeto de Extensão: “Assassinatos por Conflitos Fundiários no Estado do Pará (1964-1988): Resgate Histórico e Análise Jurídica da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia – UFPA” visa analisar os conflitos ocorridos no Estado do Pará, principalmente no período da repressão da ditadura militar, enfocando os assassinatos de líderes camponeses cujos mandantes e executores ficaram impunes. Inicialmente se fez um levantamento do número de assassinatos ocorridos a partir de 1964 até 1988, em virtude do reconhecimento que tais práticas se mantiveram mesmo após a redemocratização. Posteriormente, foram selecionados casos emblemáticos para análise minuciosa dos fatos. Por iniciativa da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, foi criada a Comissão Camponesa da Verdade no Estado do Pará, contando com a participação de diferentes agentes do Estado e organizações não governamentais, que também buscam investigar, divulgar o que de fato ocorreu e cobrar as medidas cabíveis para que haja a efetivação da justiça no campo. Palavras-chave: Direitos Humanos; Violência no campo; Conflitos Fundiários; Estado do Pará.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. Carajás: A guerra dos Mapas. Belém: Falangola. 1994.

BARATA, R. Inventário da Violência. Crime e Impunidade no campo paraense (1980-1989). 1º Edição. Belém, CEJUP. 1995.

CARNEIRO, A.; CIOCCARI, M. Retrato da Representação Política no Campo Brasil 1962-1985. Camponeses torturados, mortos e desaparecidos. 2º edição. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2011.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Assassinatos no campo: crime e impunidade 1964-1986. São Paulo: Global. 1987.

TRECCANI, G. D. Violência & Grilagem. Instrumentos de aquisição dada terra no Pará. Belém: UFPA-ITERPA. 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.