Ecoalfabetização com a inclusão de práticas baseadas nos princípios da agroecologia
Resumo
Objetivando educar a partir do ambiente, crianças de 2 a 5 anos de idade, o projeto Escola Verde: Educação com os Pés na Terra, construiu uma horta escolar no Centro Educação Infantil Aliança - CEIA em Manaus-AM. Numa área de 31 m2 foram cultivados em 1 ano mais de 30 espécies vegetais entre hortaliças, fruteiras, plantas medicinais e ornamentais. O ambiente é utilizado para o ensino de práticas agroecológicas, destacando-se a importância e o cuidado com o meio ambiente bem como a valorização e o respeito ao ser humano. Para o cultivo foram selecionadas hortaliças com alto valor nutritivo e adaptadas ao ambiente amazônico como as PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais). Duas espécies de hortaliças (cariru e bertalha) são utilizadas diariamente no enriquecimento da sopinha das crianças e na alimentação principal dos educadores da escola.Referências
CAPORAL, F. R. (orgs.). Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília/DF, 2009. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/avelinolima/disciplinas/filosofia-ciencia-e-tecnologia-tecnologo-2v/. Acesso em: 05 abr. 2015, 20:05:00
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
LEGAN, L. A Escola Sustentável Eco-alfabetizando pelo ambiente. 2ª edição. Instituto de Permacultura do Cerrado. Editora Imprensa Oficial, 2007.
PEREIRA, B.G. e Barroncas, E. Cartilha Horta Escolar. Escola Verde- Educação com os Pés na Terra. 2010. Acta Amazônica.
PEREIRA, F.F.S, LUCENA, L.S., NOGUEIRA, A.L.F., BRITO, D.C., VIANA, J.S., SANTOS, M.B.L., MARINHO, H.P., SILVA, W.B. Canteiros Verdes. 1º Anais do Programa Ciência na Escola. vol. 1(1) 2012: 181 – 183.