O deasfio de educar para a sustentabilidade econômica e socioambiental: uma experiência no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Autores

  • Francisco Braz Daleprane Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa
  • Rafael Costa Sant'Ana Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa http://orcid.org/0000-0001-8734-505X
  • Milson Lopes de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa
  • Bruna Botin Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa
  • Elke Streit de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa

Resumo

Uma metodologia de ensino participativa foi experimentada para melhorar a aprendizagem dos alunos e fazer referência a adubação verde como um importante insumo para o setor da agricultura familiar, enfatizando a sustentabilidade econômica e ambiental. Oito espécies de adubos verdes foram cultivadas em unidades experimentais sob a supervisão de grupos de alunos. Os estudantes avaliaram o desempenho das espécies e produziram relatórios periódicos sobre o seu comportamento, proporcionando oportunidades de discussão e troca de informações. A eficiência da metodologia de ensino foi avaliada por meio de questionários de escala numérica, aplicados os alunos envolvidos. Os resultados revelaram a aquisição de um alto nível de conhecimento técnico e capacidade de identificar a maioria das espécies adaptadas às condições locais. A metodologia forneceu grande inter-relação entre teoria e prática e melhor contextualização do ensino com as demandas da agricultura regional.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)