Percepção de educação ambiental dos jovens do assentamento de reforma agrária Mártires de Abril, DAMOS, Pará, Brasil

Autores

  • Vitor Hugo Alexandrino Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará
  • Natasha Reis da Silva Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará
  • Iací Dandara Santos Brasil Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Jahnyffer Texeira de Moraes Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

A educação ambiental (EA) tem sua conceituação proposto diante as graves degradações ambientes provocada com os avanços da globalização. Neste contexto, em 2012, está presente pesquisa foi realizada buscando compreender a percepção ambiental dos jovens, entre 7 e 21 anos de idade, do Assentamento Rural Mártires de Abril (AMA), localizado no Distrito Administrativo de Mosqueiro, a 77 Km de Belém-PA. A metodologia etnográfica correspondeu à aplicação de questionários e roteiros de entrevistas semiestruturados. Dessa forma, pode-se vislumbrar um perfil do conhecimento desses jovens em relação à educação ambiental e sua importância. Os resultados obtidos retratam maior representatividade de jovens no intervalo de 10 a 12 anos. Pode-se concluir que os jovens possuem uma percepção ambiental distorcida de seus reais objetivos e conceitos.

Biografia do Autor

  • Vitor Hugo Alexandrino, Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará
    Graduado em Biologia no Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará e discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Iací Dandara Santos Brasil, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Jahnyffer Texeira de Moraes, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia

Referências

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SOARES, N. B. Educação ambiental no meio rural: estudo das práticas ambientais da Escola Dario Vitorino Chagas – Comunidade Rural do Umbu - Cacequi/Rs. (Tese De Monografia De Especialização). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS. 2007.

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico