Estratégias de conservação de variedades de cará (Dioscorea spp.) nos agroecossistemas familiares do município de Caapiranga-AM

Autores

  • Nailson Silva Nina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL)
  • Albejamere Pereira Castro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Kirk Renato Moraes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Phillipe Gabriel Brandão Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM)

Palavras-chave:

agricultura familiar, agroecologia, biodiversidade

Resumo

O trabalho teve por objetivo avaliar estratégias de conservação de variedades de cará (Dioscorea spp.) nos agroecossistemas familiares do município de Caapiranga-AM. Realizou-se um DRP aplicando a ferramenta Matriz FOFA/SWOT. Foram realizados três estudos: 1. Levantamento da agrodiversidade de cará: 10 variedades de cará foram identificadas; 2. Implantação dos bancos de germoplasma de cará: Três bancos foram instalados, os tubérculos produzidos foram distribuídos aos agricultores para a formação de novos bancos. 3. Propagação do cará: As mudas produzidas com tubérculos inteiros e da parte apical apresentaram 80% de sobrevivência no campo. Os estudos conduzidos nesta pesquisa apontaram caminhos importantes para a conservação da agrodiversidade e sustentabilidade dos agroecossistemas familiares e revelaram também, a necessidade do desenvolvimento e difusão de práticas agroecológicas que compatibilizem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e a conservação dos recursos locais.

Referências

ABRAMO, M. A. Taioba, cará e inhame: o grande potencial inexplorado. São Paulo: Ícone, 1990.

CASTRO, A. P. Agrodiversidade e cadeia produtiva do cará (Dioscorea spp.) na agricultura familiar: um estudo etnográfico no município de Caapiranga. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Amazonas. 220p. 2011.

ONWUEME, I. C. The tropical tuber crops. Great Britain: J. Wiley & Sons. 1978.

OLIVEIRA, M. J. V. Tecnologia de produção do inhame (Dioscorea cayennensis L.) pelo sistema de formação de mudas e transplante. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Paraíba. 57 p. 2010.

RAMOS, A.S.; CASTRO, A.P.; MEDEIRO, C.M.; FRAXE, T.J.P.; MELO, S.R.D. Avaliação da brotação para obtenção de mudas de diferentes partes do tubérculo cará roxo (Dioscorea trifida L.f). Revista Brasileira de Agroecologia. 9(1): 170-175. 2014.

SILVA FILHO, D.F.; NODA, H.; PAIVA, W.O.; YUYAMA, K.; BUENO, C.R.; MACHADO, F.M. Hortaliças Não Convencionais Nativas e Introduzidas na Amazônia. In: NODA, H.; SOUZA, L.A.G.; FONSECA, O.J.M. (Eds.) Duas Décadas de Contribuição do INPA à Pesquisa Agronômica no Trópico Úmido. Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia. Manaus-AM. 19-58p. 1997.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico