Retratando o sudeste: produção de alimentos saudáveis por agricultores e agricultoras familiares
Resumo
A Caravana é uma proposta da Rede de Núcleos de Agroecologia da Região Sudeste, construída por meio do Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste/CNPq e da Articulação Mineira de Agroecologia. Este trabalho visou vivenciar e sistematizar as ações agroecológicas que contribuem para a garantia da segurança alimentar e nutricional e a soberania alimentar e destacar a conjuntura e desafios na região sudeste na produção de alimentos saudáveis, se baseando em metodologias participativas. A partir da experiência foi possível conhecer as tecnologias agroecológicas desenvolvidas por agricultores e organizações. Os sistemas de produção de alimentos de base agroecológica apresentam benefícios em termos ambientais, sociais, à saúde e à nutrição, possuindo uma maior capacidade de resiliência, aos efeitos das mudanças climáticas e as melhores condições de vida e de segurança alimentar e nutricional se mostrando enquanto o caminho para a garantia do SAN e SA no mundo.Referências
BRASIL, Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Dispõe a Criar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Portal do Planalto. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11346.htm#art3.
CONSEA. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. Conceitos Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. The transformative potential of the right to food. Relatório Final. Genebra: ONU, 2014.
Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências