Pesca e conflito: pescadores artesanais e a pesca esportiva, no município de São Caetano de Odivelas – PA.

Autores

  • Flávia Domitila Lima Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Querén Hapuque Pantoja Lobo Universidade Federal do Pará
  • Voyner Ravena Cañete Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho descreve os conflitos socioambientais em São Caetano de Odivelas (PA) originados pela introdução da pesca esportiva no município. Os pescadores artesanais se ressentem diante da inserção de novas práticas, mais agressivas, impostas pela nova modalidade de pescaria. A metodologia utilizada para a pesquisa se pautou em uma abordagem quantiqualitativa com visitas a campo. A pesca artesanal e de subsistência, apresenta, historicamente, um caráter sustentável, o que permite dizer que ambas figuram como prática pautada em modelos agroecológicos. No caso focalizado por este trabalho os dados mostram que os pescadores locais estão visualizando a pesca esportiva como uma ameaça à pesca local, esta geracionalmente sustentada por um conhecimento tradicional e marcada por práticas de baixo impacto ao ambiente.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Estudo Socioambiental Referente à Proposta de Criação de Reserva Extrativista Marinha no Município de São Caetano de Odivelas, Estado do Pará. Pará: ICMBIO, 2014. 102 p.

CAÑAS, Roberta Pessoa Aguilar. Conflitos Silenciosos: A Pesca Amadora no Lago de Balbina, Presidente Figueiredo, Amazonas. 2012. 150 p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.

CAÑETE , V. R.; CAÑETE, T. M. R. Caminhos e Alternativas da Produção Agrícola: uma reflexão sobre as especificidades da Amazônia. In: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 2012, Ciência, Inovação e Transições Sociotécnicas na Agricultura e no Mundo Rural.

PALHETA, Marllen Karine da Silva. Participação e Conhecimentos Femininos na Inserção de Novas Espécies de Pescado no Mercado e na Dieta Alimentar dos Pescadores da RESEX Mãe Grande em Curuçá/PA. 2013. 117 p. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) – Programa de Pós-graduação em Ecologia Aquática e Pesca, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

SOBREIRO, Thaissa; FREITAS, Carlos Edwar de Carvalho. Conflitos e territorialidade no uso de recursos pesqueiros do Médio rio Negro. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 2008, Brasília.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.