O papel da Educação do Campo para a transição agroecológica nos assentamentos: a contribuição do PRONERA/RS
Resumo
A Agroecologia e Reforma Agrária se complementam, principalmente porque no enfoque agroecológico, o potencial endógeno da comunidade rural constitui um elemento de transição agroecológica e além disso, os assentamentos representam a luta contra o modelo agroquímico do latifúndio. Ressaltamos o papel da Educação do Campo e a importância do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera, que, através da Pedagogia da Alternância, busca promover a relação entre o conhecimento adquirido na vida na comunidade com o saber formal, valorizando os diferentes saberes, com vistas ao desenvolvimento dos assentamentos de Reforma Agrária. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo comparar a oferta dos cursos do Pronera no Rio Grande do Sul, da sua criação em 1998 até 2014, com a trajetória da Agroecologia no contexto dos movimentos sociais e das Políticas Públicas, de forma a traçar a evolução da oferta desses cursos específicos para o público da Reforma Agrária no estado. Palavras-chave: Pronera; Educação do Campo; Agroecologia.Referências
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Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico