Do convencional ao orgânico: uma experiência de transição agroecológica no município de Hidrolândia-GO
Resumo
O relato de experiência versará sobre a visita em uma propriedade rural certificada como orgânica, localizada no município de Hidrolândia, no estado de Goiás. O objetivo do trabalho consistiu em investigar o funcionamento do sistema de produção de alimentos orgânicos em uma propriedade certificada, conhecendo suas atividades e as formas de manejo dentro das práticas agroecológicas. Durante esse contato, foi possível compreender de que forma ocorre o processo de transição agroecológica, quais são seus benefícios e as dificuldades enfrentadas, além de permitir observar o modo de organização da propriedade, que apresenta uma grande diversidade de espécies como tomate, feijão, arroz, café, dentre outras. A partir dessa experiência, pode-se concluir que na prática o sistema de produção agroecológico é exequível, transformando-se em um modo de vida que tem garantido a reprodução socioeconômica das famílias.Referências
BRASIL. EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Marco Referencial em Agroecologia. 2006. 31p. Disponível em:< http://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/10/EMBRAPA-Marco-Referencial-Agroecologia.pdf >. Acesso em 12 out. 2013.
FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos. In: AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares. Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. Disponível em: < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/AgrobCap2ID-upGSXszUrp.pdf>. Acesso em 13 out. 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências