Educação ambiental, agroecologia e extensão universitária em comunidades de produção aquícola
Resumo
A aquicultura é uma atividade ainda em desenvolvimento no Brasil. Este relato objetiva apresentar os resultados da execução do curso de educação ambiental com bases agroecológicas no projeto “Fortalecimento da Aquicultura Sustentável no Nordeste Paraense”, partindo de debates e observações ocorridos durante o curso. A realização deste projeto contribui para publicações em congressos e formulação materiais didáticos, além da vivência em campo com produtores, possibilitando a troca de conhecimento científico e empírico.Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Carlos Roberto Martins O’ de; LOBÃO, Raimundo Aderson. Aquicultura no Nordeste Paraense, Amazônia Oriental, Brasil. Bol. Téc. Cient. Cepnor, v. 13, n. 1, p: 33 - 42, 2013.
BRASIL, Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim estatístico da pesca e aquicultura 2011. Brasília: MPA. 2013. 72p.
BUAINAIN, Antônio Márcio. Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Brasília: IICA, 2006. 136p.
CRIVELLARO, C. V. L.; CASTELL, C. H. G. P.; SILVEIRA, I. M. L.; SILVA, K. G.; CARVALHO, R V.; GROSSKOPF, T. A. C.; Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental, Agroecologia: um caminho amigável de conservação da natureza e valorização da vida, Rio Grande, p. 28, 2008.
FILHO, J.D.S; FRASCÁ-SCORVO, C.M.D. A Aquicultura Brasileira, gigante adormecida ou acorrentada?. Pesquisa & Tecnologia. Vol. 8, n. 2, Jul-Dez 2011.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisas, n.118, p.189-205, março de 2003.