Educação ambiental e implantação de horta escolar
Resumo
A Horta Escolar possui a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, que através de práticas agroecológicas incorporam a alimentação nutritiva e saudável no dia-a-dia. O presente estudo obteve a duração total de um ano, sendo que os seis primeiros meses foram de palestras e conversas e posteriormente a prática, com a utilização de adubo orgânico e terra preta, os/as estudantes realizaram o plantio em uma bandeja de incubação as sementes de pimentão, pepino, couve e alface. Sendo que as sementes de coentro foram semeadas diretamente ao solo pela manhã e regadas três vezes ao dia. Esta atividade possibilitou as/aos envolvidos à aproximação com a natureza e o discernimento entre o modo de se produzir de forma sustentável. O aproveitamento foi de 100%, pois não houve afastamento das crianças e mesmo ao término do projeto, que teve continuidade, pois foi baseado na autogestão e possibilitou o trabalho em conjunto com as/os estudantes e professoras/es.Referências
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Brasília, 27 de abril de 1999; 178º da Independência e 111º da República. Legislação Federal e marginalia.
Caporal, F. R.; Costabeber, J. A. Análise multidimensional da sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.3, p.70-85, jul./set. 2002.
FARIA, C. Cooperativismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/cooperativismo/>. Acessado em 20 abril 2015
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Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico