Construindo a Consciência Agroecológica na Escola Pública: Uma experiência de intercâmbio com uma Escola Família Agrícola
Resumo
O presente trabalho discute uma experiência de intercâmbio entre uma Escola Pública Estadual de Viçosa – MG e uma Escola Família Agrícola de Araponga – MG. Esse projeto teve como objetivo fazer com que os/as estudantes da Escola Estadual tivessem contato com modelos educacionais distintos do modelo convencional: a Pedagogia de Alternância e o pensamento agroecológico. Através desse diálogo começamos a repensar e desconstruir o modelo de racionalidade que impera nas escolas convencionais e começar a construir, com consciência e autonomia, uma nova leitura da realidade que nos cerca, a fim de transformá-la.Referências
PACHECO, José. Entrevista concedida a TV Paulo Freire in: https://www.youtube.com/watch?v=53bNtzTVix4 em 30/04/2015
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Disponível em http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/sociologia_das_ausencias.pdf em 30/04/2015
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico