Promoção das Técnicas Agroflorestais para Restauração das Matas Ciliares do Rio Pepital em comunidades rurais de Alcântara, Maranhão.

Autores

  • Patrycia Elen Costa Amorim Universidade Estadual do Maranhão
  • Fernanda Ferreira Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Willianne Ferreira Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Jéssica dos Santos Almeida Universidade Estadual do Maranhão
  • Guillaume Xavier Rousseau Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

As matas ciliares são florestas com a função de proteção e manutenção dos recursos hídricos. Em Alcântara, MA as matas ciliares do principal abastecedor do município, o Rio Pepital encontra-se em alto grau de degradação, decorrente do desmatamento para agricultura de subsistência. Diante disto objetivou-se preparar a população ribeirinha para a efetiva restauração do Rio Pepital em Alcântara, MA através de palestras nas escolas sobre a importância e funcionamento das matas ciliares e cursos de técnicas agroflorestais adaptadas às áreas ciliares. As atividades foram desenvolvidas nas escolas e igrejas da sede e comunidades (Pepital, Só Assim e Marudá) de Alcântara, além da capital São Luís; reunindo 160 participantes. Nos trabalhos de educação ambiental percebeu-se um interesse de alguns participantes na temática da conservação da floresta levando-nos a acreditar que serão potenciais multiplicadores nas suas famílias e comunidades, promovendo ações mais sustentáveis. Deste modo, o trabalho colaborou para a consolidação de uma nova visão da relação dessa população com a natureza, especialmente as matas ciliares.

Referências

FREITAS, M. I. C.; LOMBARDO, M A. Universidade e Comunidade na Gestão do Meio Ambiente. Rio Claro: AGEOTEO, Programa de Pós-Graduação em Geografia -UNESP - Rio Claro, Projeto UCENPARCERIAS – UNESP/Universidade de Auburn (EUA), 2000.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)