Uma Visão da Agricultura Familiar no Município de Seropédica

Autores

  • Bruno BRAGA 1 UFRRJ
  • Natália ZATORRE 2 UFRRJ
  • Gabriel SANTOS 3 UFRRJ
  • Pedro CASTRO 4 UFRRJ

Resumo

Buscamos através de pesquisa de campo e observações, analisar a situação da agricultura familiar praticada no município de Seropédica. Assim foi possível analisar os principais problemas que a agricultura familiar local enfrenta, além de elencar alguns elementos que nos auxiliassem a entender sobre a relação entre os órgãos de extensão e pesquisa agrícola existente e os produtores familiares, quanto à presença e a assistência destes órgãos para com os produtores. Ao longo do estudo foi prioritária a caracterização da agricultura familiar no município, identificando quais técnicas são utilizadas pelos produtores em suas respectivas produções, e descobrir ao certo qual o “nível” de agricultura praticada na região. O presente trabalho classifica-se como uma pesquisa aplicada, exploratória, que assume forma de um estudo de caso. Essa pesquisa apontou que existe uma variação de tecnologias de produções empregadas nas propriedades, variando de técnicas arcaicas à boas técnicas de produção.

Referências

GUIMARÃES, L. D. D. Agroecologia e educação agrícola: alternativa sustentável para agricultura familiar no município de Seropédica. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2011.

IBGE. Agricultura Familiar e o Censo Agropecuário 2006. Cartilha. Censo Agropecuário 2006. MDA, 2009.

SANTOS, G.C.; MONTEIRO, M. Sistema orgânico de produção de alimentos. Alimentos e Nutrição, v.15, n.1, p.73-86, 2004.

SILVA, M. A. A situação atual da olericultura em Seropédica - RJ: uma análise sobre a origem e o destino dos produtos comercializados. 2012. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2012.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

I Simpósio de Agroecologia - IFES/Campus de Alegre