Religiosidade e o ethos do trabalho da cultura pomerana

Autores

  • Rosimary Paula Ferreira VARGAS 1 Mestranda em Relações Étnico-Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ‐ CEFET/RJ
  • Alexandre Carvalho CASTRO 2 Docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais - CEFET/RJ

Resumo

Trata-se de um trabalho realizado com os descendentes de pomeranos que vivem em Santa Maria do Jetibá, município da região serrana central do Estado do Espírito Santo, no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo estudar a relação existente entre a cultura do trabalho agrícola e a religiosidade através de gerações, verificando assim, se essa relação influencia na colheita. De caráter qualitativo, a pesquisa analisou arquivos pessoais e públicos chegando a resultados que mostram que a relação com a terra e com a atividade agrícola não foi somente um traço de sobrevivência, mas também um diálogo com o Divino.

Referências

BAHIA, J. O pão nosso de cada dia. Religião e consumo na imigração alemã. VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo. Anais: Vida sustentável: práticas cotidianas de consumo. Setembro de 2012-Rio de Janeiro.

BAHIA, J. Canaã. A terra prometida In: A história social do campesinato brasileiro. Ed.São Paulo, Brasília: NEAD,UNESP, 2009, volume 2.

HEINEMANN, J.C. Bons soldados e excelentes agricultores. IHUonline: Revista do Instituto Humanista Unisinos. Edição 271. Disponível em: Acesso em: 31 out. 2014, 21:10.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm.> Acesso em: 01 nov. 2014, 09:20.

MALTZAHN, G.M.. Família, ritual e ciclos de vida: estudo etnográfico sobre narrativas pomeranas em Pelotas (RS). Pelotas-RS, 2011. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Instituto de Sociologia e Política. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Pelotas.

OLIVEIRA, E. A. de. Espaço e afetividade: reconstruindo memórias de imigrantes pomeranos através dos seus locais de sociabilidade. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas - Ano 02, número 03, 2003. Disponível em: ˂www4.unirio.br/morpheusonline/numero03-especial-memoria/evandroassis.htm.˃ Acesso em: 01 nov. 2014, 13:00.

PACHECO, R. Estudos Espírito-Santenses. Cadernos de História, 05. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 1994.

SEIBEL, I. Imigrante no século de isolamento: 1870-1970. São Leopoldo,RS: EST/PPG, 2010. Originalmente apresentada como relatório de pós-doutorado, Escola Superior em Teologia. Programa de Pós-Graduação. Pós-Doutorado em Teologia. São Leopoldo-RS, 2010.

VARGAS, R. P. F.; CASTRO, A. de C. Repertórios culturais e a construção da identidade dos pomeranos em Santa Maria de Jetibá (ES). In: II ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA, 2014, Niterói-RJ, Anais... Niterói: (UFF/PPCULT/FCRB/OBEC-RJ), 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

I Simpósio de Agroecologia - IFES/Campus de Alegre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)