Atratividade olfatométrica de Cosmopolites sordidus Germar, 1824 (Col.:Curculionidae) a dois genótipos de banana Musa sp.
Palavras-chave:
Broca da bananeira, Olfatometria, Plantas resistentesResumo
A pesquisa foi realizada na Clínica Fitossanitária do CCHSA- UFPB/Campus, III-Bananeiras –PB, objetivando determinar a parte do vegetal e o genótipo mais atrativo ao Cosmopolites sordidus. Avaliou-se a atratividade de fragmentos do rizoma e pseudocaule de dois genótipos de Musa sp, cultivares. Pacovã e Nanica. Utilizou-se como instrumento de aferição da atratividade/repelência um olfatômetro adaptado, com 04 câmaras (arenas), duas delas contendo fragmentos de tecido avaliados, interligadas entre si a uma arena central, de liberação dos insetos, para opções de escolha. Foram 11 repetições/teste, computando-se a frequência individual de escolha dos insetos em cada câmara. Os resultados após submetidos ao tratamento estatístico, por meio do teste qui-quadrado (X2), revelaram a atração olfativa de preferência dos insetos para cada cultivar e tecido avaliado. A maior preferencia foi pela cultivar Nanica com (81,81%) para o tecido pseudocaule (P<0,001).Referências
FAO. FAOSTAT - FAO statistical databases. Rome, [2011]. Disponível em: <http://faostat.fao.org/>. Acesso em: 17 julho. 2014
FREITAS, J. D. de. Síntese de Feromônios de Curculionídeos de Interesse Econômico. Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia; Instituto de Química e Biotecnologia, Maceió/AL, 2009. Disponível em: . Acesso em: 28/01/10.
IBGE, Produção Agrícola Municipal, 2012. Consultado em: 10/05/2014
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Produção Agrícola Municipal 2009. Consultado em 05/01/2012.
MILANEZ, J. M.: LICHTEMBERG, L. A. Eficiência de diferentes tipos de armadilhas na atratividade e mortalidade de adultos do moleque-da-bananeira Cosmopolites sordidus (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE). XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 12 a 17 de outubro de 2008 – Centro de Convenções – Vitoria- ES.