Agricultura Urbana: Modelo Agroecológico de Criação de Frangos Caipiras na Comunidade São Rafael

Autores

  • Genyson Marques Evangelista Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias
  • Raissa Dália Paulino Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

avicultura alternativa, comunidade, desenvolvimento sustentável

Resumo

A avicultura é uma atividade que está presente em todos os estados do Brasil e tem se desenvolvido a passos longos na Paraíba, seja na organização da cadeia produtiva avícola industrial, seja em sistemas alternativos de criação. Essa atividade, inclusive, tem se expandido em áreas até então ocupadas por atividades tradicionais, como o algodão, o sisal e a pecuária leiteira, hoje debilitada por diversos fatores como a incidência de pragas, a substituição das fibras naturais pelas fibras sintéticas na indústria têxtil e o baixo preço pago pelo leite pela indústria. Atualmente, muitas famílias utilizam pequenas áreas para a exploração da agropecuária, como é o caso da criação de galinhas na comunidade ribeirinha de São Rafael, às margens do rio Jaguaribe, em João Pessoa – PB. Trata-se de uma atividade de subsistência realizada sem nenhum cuidado ou práticas adequadas de manejo, tornando a terra debilitada para o cultivo e necessitando de técnicas e recursos para a recuperação do solo. Diante disso, líderes dessa comunidade procuraram a INCEPS – Incubadora de Empreendimentos Populares Solidário da UFPB para orientar os moradores de São Rafael na execução de um projeto que integrasse as famílias da comunidade a um sistema produtivo respeitando-se e preservando o meio em que elas vivem, gerando trabalho e renda para as mesmas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade, de forma a integrá-la com as atividades agrícolas já praticadas na comunidade. E assim surgiu um projeto de criação de frangos caipiras para postura utilizando-se um modelo de galinheiro móvel e contando com uma rede de parceiros formada pelo Centro Popular de Cultura e Comunicação (a associação dos moradores locais) a Igreja Assembléia de Deus, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o restaurante Cupim do Zé e a Ceasa – Centrais de Abastecimento do Governo do Estado da Paraíba.

Referências

BARBOSA, Firmino José Vieira et al. Sistema alternativo de criaçãode galinhas caipiras. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2007.

OKAMOTO, Douglas; DOURADO, Eduardo. Produção de aves. Barreiras – BA: [s.n.], 2010.

SIQUEIRA, André Freitas. Criação, Manejo e Comercialização de Galinhas Caipiras e Ovos. Fortaleza – CE: [s.n.], 2007.

SOUZA JUNIOR, Dimas Isac de. Criação de frango caipira visando a produção orgânica em pequenas propriedades no município de Bocaiúva do Sul – PR. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ave/SistemaAlternativoCriacaoGalinhaCaipira/Mercado.htm>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2015.

SOUZA, X.R. et al. Qualidade da carne de frangos caipiras abatidos em diferentes idades. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.64, n.2, Belo Horizonte, Apr. 2012.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015