Cetep do Piemonte da Diamantina: educação profissional técnica integrada à Educação de Jovens e Adultos no curso de Agroecologia

Autores

  • Daiara Paranhos da Cruz
  • Vívian Libório de Almeida

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação profissional, Desenvolvimento sustentável, Meio rural.

Resumo

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina, localizado em Capim Grosso, na Bahia, surgiu em março de 2009 e possui o curso técnico em Agroecologia numa perspectiva de desenvolvimento sustentável para o campo. Através das ações desenvolvidas pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), almeja-se potencializar a concepção de formação humana integral, na qual a tecnologia seja assumida como construção social, produção, aplicação e apropriação de práticas, saberes e conhecimentos; contribuir para que os trabalhadores tenham o domínio/conhecimento sobre o que produzem e por que cooperam e para tornar equânime a relação capital/trabalho em favor dos que (sobre)vivem do próprio trabalho. Pensar no campo de maneira articulada é fundamental a fim de superar o paradigma técnico-econômico que se caracterizou fortemente por um processo de inovação tecnológica que reduziu a possibilidade de inserção de grupos sociais cujos condicionantes de natureza socioeconômica transformam os processos em vetores de exclusão. Como forma de superação desse processo, a educação é vista como uma forma de tornar as pessoas iguais e lhes proporcionar melhores condições de vida, e a sua ausência implica na aumento de desigualdades. Para a coleta dos dados, procedeu-se com uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório a partir dos materiais publicados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, ou seja, material acessível ao público em geral; e documental, já que contou com o suporte dos documentos conservados no interior da própria escola, além da utilização de outros documentos (relatórios, material didático). A inserção do curso médio profissionalizante de Agroecologia é importante para reaproximar sujeitos do campo ao campo. Desenvolvendo as ações práticas com adoção de tecnologias, os estudantes percebem, a partir da geração de renda e da produção de alimentos saudáveis, uma possibilidade concreta de obtenção de vida digna no campo, além de ser uma tentativa de superação do atual modelo conservador de produção da vida no campo.

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Publicado

2016-07-05

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