Experiências educativas em Agroecologia do Programa Residência Agrária: quais os caminhos escolhidos pelos sujeitos?
Autores
Ivana Leila Carvalho Fernandes
Daniel Albiero
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
Diana Mendes Cajado
Renata Paz Candido Chaves
Palavras-chave:
Agroecologia, Educação do campo, Formação, Metodologias.
Resumo
A história do Programa Residência Agrária da Universidade Federal do Ceará (UFC) aponta para uma trajetória de busca e construção de conhecimentos e práticas que potencializem o processo de formação que desenvolve com estudantes das Ciências Agrárias e com jovens assentados das áreas de reforma agrária no Estado. Pensando num modelo de desenvolvimento sustentável para o campo, o PRA propõe, no processo de sua formação, a participação de diferentes sujeitos, o debates sobre temas que problematizam o desenvolvimento rural e a inclusão de metodologias que rompem com o modelo convencional de ensino nas universidades públicas. O objetivo do trabalho é apresentar a construção das experiências educativas em Agroecologia do Programa. Nesse sentido, aborda os caminhos teóricos e metodológicos escolhidos para este fim. Também trata dos princípios e valores que orientam as experiências construídas, considerando que o aprendizado é permanente no âmbito da formação desenvolvida pelo PRA.