Relato de experiências no Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Cetep Recôncavo II Alberto Torres – A construção do conhecimento em Agroecologia para um “novo olhar”
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Cooperação, Educação, Produção orgânica, Cidadania, Campo, Solidariedade.Resumo
Este relato apresenta as experiências desenvolvidas no Curso Técnico de Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Recôncavo II Alberto Torres. O curso foi autorizado pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/Suprof) para funcionar no ano letivo de 2010, de forma pioneira, na rede estadual de ensino da Bahia. O relato tem a finalidade de contribuir para as discussões no Seminário Nacional de Educação em Agroecologia e, ao mesmo tempo, ressaltar e avaliar os limites e avanços do Curso Técnico de Agroecologia no Cetep. Mostra a relevância pedagógica do processo de construção coletiva, na formação técnica dos alunos, com atividades, aulas práticas e projetos desenvolvidos nos diversos espaços de aprendizagem. Aborda a fundamentação, princípios e processos metodológicos da Agroecologia, na busca de um “novo olhar”. Analisa o poder criativo, respeito à diversidade e solidariedade, entre os alunos, comunidade e professores na formação. E reafirma a importância das parcerias exitosas com instituições universitária, jornalística, de pesquisa, em prol do curso, com as ideias de ação e mobilização que valorizam o protagonismo dos jovens que sentem-se responsáveis pelo sucesso de um projeto e do curso. Destaca o nível de articulação, entre os professores e suas disciplinas da educação profissional e do Ensino Médio, no qual estabelece o diálogo necessário entre as áreas do conhecimento, aumentando a motivação para o fortalecimento do processo de aprendizagem do aluno, através do desenvolvimento das habilidades e competências, constatando o alcance dos objetivos do Curso Técnico de Agroecologia no Cetep.Downloads
Publicado
2016-06-21