Construção de sociedades sustentáveis: buscando outros currículos na educação
Palavras-chave:
Formação de professores, Currículo, Sustentabilidade, Agroecologia.Resumo
Entendemos que a articulação entre a caminhada educacional, no campo progressista, e a caminhada da Agroecologia pode resultar em rumos promissores para a construção de uma cultura de participação, para a busca de sociedades sustentáveis. Nessa perspectiva, trabalhamos, concomitantemente, duas dimensões que consideramos fundamentais: o campo da formação de professores e o campo curricular. O processo formativo esteve alicerçado no “pensar e fazer”, no conceber e executar currículos, balizados em valores sustentáveis, em princípios da Agroecologia. Apoiado, entre outros, em Paulo Freire, Altieri e Gliessman, esse encaminhamento foi efetivado junto a vinte estudantes de curso de Licenciatura em Biologia. A experiência realizada trouxe elementos que sinalizam a pertinência e a necessidade de praticar um outro currículo. Um currículo que problematize valores consumistas e busque a constituição de valores sustentáveis. Como resultado, sinalizamos um direcionamento teórico-metodológico, para, mediante processos educativos, contribuir para a constituição de sociedades sustentáveis.Downloads
Publicado
2016-06-21