Agroecologia na perspectiva da Educação Profissional do Campo: a experiência do curso técnico em Agroecologia do IFPR em Ortigueira - PR
Palavras-chave:
Agroecologia, Educação do Campo, Educação profissionalizante, Ortigueira.Resumo
Este artigo busca relatar e refletir a experiência pedagógica desenvolvida durante a realização do curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que ocorreu de 2011 a 2013, no município de Ortigueira - PR. Apresentaremos a fundamentação teórica, os princípios metodológicos e os valores que orientaram a construção da proposta pedagógica desse curso de acordo com as especificidades locais. Discutiremos também a metodologia de ensino adotada pelos educadores do curso e as diretrizes metodológicas construídas no cotidiano pedagógico com os educandos. Esse curso foi pensado e implementado a partir de uma matriz curricular associada a princípios e referências pedagógicas voltados à Educação Profissional do Campo. Pretende-se com essa breve sistematização contribuir com a reflexão acerca da aplicação de alguns pressupostos políticos-pedagógicos da Educação do Campo na consolidação dos processos educativos em cursos técnicos em Agroecologia.Downloads
Publicado
2016-06-21