Agroecologia na perspectiva da Educação Profissional do Campo: a experiência do curso técnico em Agroecologia do IFPR em Ortigueira - PR

Autores

  • Ezequiel Antonio de Moura
  • João Luiz Dremiski
  • Luciana Maestro Borges
  • Roberto Martins de Souza

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação do Campo, Educação profissionalizante, Ortigueira.

Resumo

Este artigo busca relatar e refletir a experiência pedagógica desenvolvida durante a realização do curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que ocorreu de 2011 a 2013, no município de Ortigueira - PR. Apresentaremos a fundamentação teórica, os princípios metodológicos e os valores que orientaram a construção da proposta pedagógica desse curso de acordo com as especificidades locais. Discutiremos também a metodologia de ensino adotada pelos educadores do curso e as diretrizes metodológicas construídas no cotidiano pedagógico com os educandos. Esse curso foi pensado e implementado a partir de uma matriz curricular associada a princípios e referências pedagógicas voltados à Educação Profissional do Campo. Pretende-se com essa breve sistematização contribuir com a reflexão acerca da aplicação de alguns pressupostos políticos-pedagógicos da Educação do Campo na consolidação dos processos educativos em cursos técnicos em Agroecologia.

Downloads

Publicado

2016-06-21