Práxis agroecológica dos educandos da Licenciatura em Educação do Campo em Campos dos Goytacazes

Autores

  • Aline Quintino Flôr
  • Levi Barbosa do Nascimento
  • Manoel da Conceição Ribeiro
  • Robledo Mendes da Silva

Palavras-chave:

Educação do campo, Diálogo de saberes, Práxis agroecológica.

Resumo

O papel da Agroecologia conjugada à Educação Popular foi a receita encontrada, conhecida também como diálogo de saberes, pelos educandos da turma de Licenciatura em Educação do Campo, Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (Isepam- Faetec), no município de Campos dos Goytacazes/RJ, para o aproveitamento concreto de suas capacidades de ação transformadora. Partimos dos seguintes princípios: encontrar dentro e fora das salas de aula situações aplicáveis de uma teoria refletida criticamente; resgatar o nosso lugar como educador-educando para elevar nosso protagonismo no fenômeno do aprendizado; reconhecer os movimentos sociais do campo como fermento das lutas dos pequenos agricultores por conquistas de seus direitos; desenvolver nossas capacidades intelectuais para interferir positivamente nos processos de soberania alimentar e territorial, como também na tomada de consciência política dos camponeses. São elementos que descobrimos que nos movem na formação de nossa práxis agroecológica.

Downloads

Publicado

2016-06-21