Olhares e reconhecimentos: a experiência do Neppas na re-construção do conhecimento na Uast/UFRPE

Autores

  • Laeticia Jalil
  • Genival Barros
  • Fabiana Silva
  • Socorro Oliveira
  • Dario Falcon
  • João Amorim

Palavras-chave:

Agroecologia, Conhecimento agroecológico, Convivência com o semiárido.

Resumo

Este artigo busca apresentar a experiência e os desafios vivenciados pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas) da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Sertão do Pajeú de Pernambuco, que desde 2010 vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de fortalecer os processos locais de transição agroecológica e trazer para “dentro” da universidade questionamentos em torno do conhecimento gerado nela, tomando como orientação os princípios agroecológicos de produção e construção do conhecimento. A partir do reconhecimento das especificidades do semiárido, o Neppas atua com parceiros locais na perspectiva de “juntar forças para uma melhor ação”, numa proposta metodológica e política que preconiza a convivência com o semiárido. Dessa forma, busca-se discutir, com alunos/as e técnicos/as, estratégias que possibilitem trazer para dentro dos muros da universidade o conhecimento gerado pelas comunidades e organizações da sociedade civil, bem como questionar o modelo de conhecimento acadêmico que não se faz crítico à realidade vivenciada pela sociedade.

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Publicado

2016-06-21