Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS: Agroecologia, Recuperação e Produção Econômica da Comunidade do Assentamento Vitória

Autores

  • Marcio Moacir Bessa UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe
  • Lucas da Silva Alves Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Matheus Vinicius Abadia Ventura Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG
  • Emanoel Mustafa de Azevedo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

PAIS, Agroecologia, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar.

Resumo

As atividades agroecológicas são de fundamental importância na recuperação e revitalização do Meio Ambiente, o trabalho com a Agroecologia desperta a sustentabilidade alternativas para substituir as práticas convencionais, proporcionando ao produtor rural renda familiar e a recuperação das áreas degradadas. Agroecologia tem como objetivo trabalhar com as perspectivas teóricas e socioambientais, recuperando a biodiversidade ecológica e ampliando as novas tecnologias no campo, quebrando os paradigmas das culturas tradicionais, esse processo abrange a integração da atividade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, que vem destacando como alternativa para a Agricultura Familiar no Assentamento Vitória, Município de Goianésia, região do Vale do São Patrício - Goiás. Por meio de avaliações teóricas, com os produtores rurais beneficiados com a atividade PAIS, pode-se mostrar um avanço cientifico no campo, que amplia as perspectivas do agricultor a permanecer no meio rural, propiciando aos filhos condições de estudo, educação e melhor convívio familiar. Conclui-se que o novo método de desenvolvimento rural renova as áreas degradadas e também contribui para as emissões evitadas, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Marcio Moacir Bessa, UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe
    Mestrando em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe
  • Lucas da Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Matheus Vinicius Abadia Ventura, Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG
    Graduação em andamento em Agronomia pela Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG
  • Emanoel Mustafa de Azevedo, Universidade Federal do Acre
    Geógrafo e Discente da ERPP/ UFAC

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia - As bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA-FASE, 1989. 237p.

BECKER, Dinizar Fermiano (Org.). Desenvolvimento Sustentável: Necessidade e/ou Possibilidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. 134 p.

CANUTO, J. C. Agricultura Ecológica en Brasil – Perspectivas socioecológicas. Córdoba: Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC) – Escuela Superior de Ingenieros Agrónomos y Montes (ETSIAM), 1998. 200p. Tese de Doutorado.

CANUTO, J. C.; SILVEIRA, M. A. da; MARQUES, J. F. O sentido da agricultura familiar para o futuro da agroecologia. Ciência & Ambiente, Santa Maria, v. 1, n.1, p. 57-63, 1994.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

SACCO DOS ANJOS, Flávio. Agricultura Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Rural no Sul do Brasil. Pelotas/RS: EGUFPEL, 2003. 374p. .

SACCO DOS ANJOS, Flávio. Agricultura Familiar, Pluriatividade e Desenvolvimento Rural no Sul do Brasil. Pelotas/RS: EGUFPEL, 2003. 272p.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)