EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM COMPROMISSO SOCIAL

Autores

  • Jaqueline Schwartz Pereira

Resumo

RESUMO O presente trabalho é um relato da experiência realizada no Centro do Serviço Social do Comércio (SESC) de Pelotas/RS, com crianças freqüentadoras do Projeto Habilidades de Estudos2 do SESC, onde se objetivou promover atividades educativas visando à interação do aluno com o Meio Ambiente. As atividades propostas foram realizadas valorizando a criatividade infantil, a curiosidade, auto-estima e a motivação dos mesmos para o desenvolvimento de tais atividades, bem como a motivação de todos envolvidos no programa. Observou-se que o estudo de questões ambientais fortaleceu o compromisso de cada um com a Natureza e ainda despertou o sentimento de realização individual. A escolha de crianças como público alvo do programa deve-se a fato destas tornarem-se possíveis “vetores” na sociedade, isto é, as crianças possuem facilidade em transmitir aquilo que aprendem. Logo este se torna, além de um programa ambiental, um programa sócio-cultural em que as crianças interagem com o meio onde vivem. Palavras-chave: educação ambiental, educação infantil, compromisso social.

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Publicado

2007-05-01

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia

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