Mecanismos de Controle da Garantia da Qualidade Orgânica de Propriedades Rurais e Fomento da Agroecologia no Município de Iconha-ES

Autores

  • Erivelton Gonçalves Cunha Instituto Federal do Espírito Santo. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Arildo Sebastião Silva Instituo Federal do Espirito Santo. Instituto Chão Vivo.
  • Fábio Lopes Dalbom Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Carlos Antonio Melo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Danilo Rocha Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Palavras-chave:

organização social, sustentabilidade, agricultura orgânica.

Resumo

O município de Iconha tinha sua agricultura baseada no modelo convencional, altamente dependente de insumos agrícolas externos (fertilizantes e agrotóxicos) e extremamente agressiva aos recursos naturais. Nesse contexto, o espaço rural estava sendo fortemente degradado e com pouca sustentabilidade para as famílias ali presentes. Este problema se agravou com a recente crise hídrica que assola todo estado e a crescente preocupação da população (rural e urbana) quanto a produção e consumo de alimentos saudáveis e livre de agrotóxicos. Com isso nosso trabalho teve objetivo de implantar no município um sistema de produção agrícola mais sustentável, através dos princípios da agroecologia e da certificação orgânica das propriedades rurais. Com ações focadas em grupos e organizações sociais procurou-se num primeiro momento motivar a pratica da agroecologia e num segundo momento capacitar os agricultores para implantar o sistema orgânico de produção. O terceiro momento foi de preparação das propriedades para os mecanismos de controle para garantia da qualidade orgânica, certificação por auditoria ou através do Cadastro de Organização de Controle Social (OCS). Com este trabalho duas associações (Tapuio Ecológico e Vero Sapore) foram fortalecidas e 20 associados possuem a certificação por auditoria e Declaração de Cadastro da OCS. Agricultores cooperados da CAFSul passaram a desenvolver a agroecologia em suas propriedades, sendo que 04 já possuem a certificação orgânica por auditoria e outros 31 agricultores já estão no processo de transição. Consolidou-se grupos de agricultores com produção orgânica, com mudança no sistema de produção com sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida das famílias, comercialização da produção orgânica em diversos espaços e oferta de alimentos orgânicos para a sociedade capixaba.

Biografia do Autor

  • Erivelton Gonçalves Cunha, Instituto Federal do Espírito Santo. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
    Engenheiro agrônomo pela universidade Federal de Viçosa. Especialista em engenharia ambiental pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrando em Agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre.
  • Arildo Sebastião Silva, Instituo Federal do Espirito Santo. Instituto Chão Vivo.
    Engenheiro agrônomo pela universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre.
  • Fábio Lopes Dalbom, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
    Graduado em Ciências Sociais.
  • Carlos Antonio Melo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
    Técnico Agrícola.
  • Danilo Rocha, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
    Técnico Agrícola pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Bacharel em Administração.

Referências

CAPORAL, F. R; COSTABEBER, J. A. Análise Multidimensional da Sustentabilidade Uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre: v.3, n.3, Jul./Set. 2002.

DALBOM, F. L; MOREIRA, M.F.F; MELO, C.A. Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural PROATER 2011 - 2013. 29 p. 2011. Disponível em: < http://incaper.es.gov.br/media/incaper/proater/municipios/Caparao/Iconha.pdf>. Acesso em: 02 set. 2016.

SOUZA, J. L. Agricultura orgânica: tecnologias para a produção de alimentos saudáveis, Vitória, ES. 2015. 3v.; 371 p. Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural, Vitória. 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)