Educação para Transformação – Mulheres e Agroecologia

Autores

  • Marcia Gilmara Marian Vieira UNIVALI
  • Antônia Egídia de Souza UNIVALI
  • Thaynara Marconato UNIVALI
  • Karoliny Deucher UNIVALI

Palavras-chave:

Meio ambiente, agricultura sustentável, trabalhadores rurais, alimentação saudável, autonomia

Resumo

O trabalho é o relato da experiência vivenciada no projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero que tem como objetivo promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. A realização deste projeto visa consolidar o processo de transição agrícola para a agroecologia, trabalhando com as mulheres agricultoras do município de Itajaí-SC, vivenciando as possibilidades que existem nessa forma de produção de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das famílias e do ambiente que elas vivem. A metodologia empregada é pautada em ações educativas de acordo com as propostas pedagógicas de educação de Paulo Freire - o encontro dos sujeitos para refletirem sua realidade concreta e anunciando ações que venham intervir neste contexto, denominado pelo autor como Círculo da Cultura. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência de uma mulher agricultora e de uma farmacêutica de uma ONG. Como resultado prático das atividades realizadas na Extensão já é perceptível a diferença que as atividades realizadas durante as oficinas têm feito no dia a dia das mulheres agricultoras e demais participantes – os mesmos estão compreendendo que a agricultura sustentável é acessível e possível e que existem técnicas diversas para que a natureza trabalhe junto com elas o tempo todo gerando os resultados desejados na produção dos mais diversos alimentos saudáveis; isso tudo utilizando os recursos do próprio campo.

Biografia do Autor

  • Marcia Gilmara Marian Vieira, UNIVALI
    Doutora em Química Orgânica (Universidade Federal de Santa Catarina). Docente do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
  • Antônia Egídia de Souza, UNIVALI
    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo/FEA (2011), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Thaynara Marconato, UNIVALI
    Discente do curso de Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero.
  • Karoliny Deucher, UNIVALI
    Discente do curso de Ciências Biológicas, Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero.

Referências

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FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

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SAID, Magnólia Azevedo; MOREIRA, Sarah Luiza de Souza. Mulheres e Agroecologia: Multiplicadoras Agroecológicas transformando o semiárido. In: HORA, Karla; REZENDE, Marcela; MACEDO, Gustavo (Org.). Coletânea sobre estudos rurais e gênero: Prêmio Margarida Alves 4ª Edição. Brasília: Ideal, 2015. p. 171-190.

SILIPRANDI, Emma. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. 352 p.

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Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas