Práticas Agroecológicas no Assentamento Rural Nossa Senhora Aparecida: Horticultura Familiar, Produção de Leite e Agrofloresta

Autores

  • Morgana Suszek Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maristela Denise Moresco Mezzomo
  • Andreia Szymomek Quintanilha
  • Rosineide Marques Tirado
  • Maria Salete Back

Resumo

A prática da agroecologia em assentamentos rurais é um reflexo de um contexto nacional de incentivo e ações, principalmente, por parte dos movimentos sociais do campo, com o uso dos saberes populares aliados a um modelo alternativo de produção sustentável. Diante disso, este trabalho teve por objetivo relatar experiências em práticas agrocológicas na horticultura familiar, na produção de leite e na implantação de agroflorestas, realizadas no Assentamento Rural Nossa Senhora Aparecida, no município de Mariluz, Paraná. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três famílias assentadas e visitas de campo. De forma geral, observou-se que os desafios no desenvolvimento da agroecologia ainda são grandes. Entretanto, as práticas verificadas demonstram que iniciativas importantes já estão sendo desenvolvidas, as quais têm refletido em diversos aspectos como manutenção das atividades com trabalho familiar, concepção de melhoria da qualidade de vida, alimentação mais saudável e segura, noção de conservação e preservação do meio ambiente, geração de renda, entre outras.

Referências

MOREIRA, R. M.; STAMATO, B. Agroecologia. Botucatu: Instituto Giramundo Mutuando, 2009. 92p. (Cadernos Agroecológicos).

MONNERAT, P. F.; SOUZA, N. A.; VAZ, B. A. Comunicação tem gosto? As experiências do Projeto Flora – Reflorestando a Reforma Agrária no Paraná. Agriculturas, v. 13, n. 1, p. 30-35, 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas