A importância dos jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem: alternativas didáticas para as escolas do P.A São Francisco no Município de Canutama/AM

Autores

  • Marinez dos Santos de Paula Universidade Federal do Amazonas
  • Rafaela Vieira Guacebe Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Educação do Campo, Propostas Pedagógicas, Alunos.

Resumo

Durante as viagens de campo realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS no projeto de assentamento São Francisco, Canutama/AM, identificou-se na escola rural local diversas dificuldades tanto estruturais quanto pedagógicas. Objetivando apoiar o trabalho dos professores elaborou-se um plano de ação que visava a capacitação do corpo docente em jogos didáticos. Ao apresentar, debater e aprovar o plano de ação em conjunto com a equipe da escola foi construído de maneira participativa um calendário de atividades de acordo com o tempo escola da equipe. Desse modo, observou-se ao longo da capacitação e durante as ações de acompanhamento que a utilização de jogos didáticos proporcionou um mudança de postura dos professores e um maior interesse dos alunos nos conteúdos dados, tendo em vista que os jogos são entendidos como um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma mais prazerosa.

Biografia do Autor

  • Marinez dos Santos de Paula, Universidade Federal do Amazonas
    Estudante de graduação pela Universidade Federal do Amazonas
  • Rafaela Vieira Guacebe, Universidade Federal do Amazonas
    Estudante de graduação pela Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira, Universidade Federal do Amazonas
    Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM),

Referências

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SOUSA, Romier. CRUZ, Renilton. Educação do Campo, Formação profissional e agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas /, organizadores. — Belém: IFPA, 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)