Geografia e educação ambiental: práticas agroecológicas em escola itinerante do MST em Jacarezinho/PR

Autores

  • Carlos Eduardo Barros
  • Aline Landim Moreira
  • Maria Cristina Perusi

Palavras-chave:

educação do campo, agroecologia, movimento social do campo

Resumo

A ciência geográfica apresenta nítida interface com a agroecologia. Em comum, ocupam-se em predizer os rumos da complexa relação sociedade e natureza, caracterizada pela pressão exacerbada sobre os recursos naturais. A partir dessa premissa, a educação ambiental assume papel preponderante tanto nos debates acadêmicos quanto escolar. Objetiva-se com esse artigo apresentar as principais práticas realizadas na Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, Jacarezinho/PR em parceria com a UNESP/Ourinhos, durante o período de 2014 a 2016. Para tanto, propôs-se revigorar a horta escolar; plantio de hortaliças em pneus, com vistas na reciclagem e embelezamento do ambiente; elaboração de materiais didáticos, entre outras ações. Conclui-se que as abordagens desses temas, consegue traçar um caminho de esperança na construção de um mundo mais justo, que proporcione condições mais dignas de vida, acesso à alimentos saudáveis e à conservação dos recursos naturais.

Downloads

Publicado

2017-07-31