Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz
Palavras-chave:
pedagogia da alternância, auto-organização, sementes crioulas, agricultura familiarResumo
O trabalho tem por objetivo apresentar experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz. O Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso Técnico em Agropecuária e a implantação de um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA, a partir de projeto aprovado pelo CNPq. O PPC adota a pedagogia da alternância, com o Tempo Escola (TE), com aulas teóricas e práticas, e o Tempo Comunidade (TC), onde os educandos realizam atividades em suas comunidades, sejam elas acampamentos, assentamentos de reforma agrária ou propriedades. O Campus possui uma turma com 30 alunos, todas as atividades do TC são orientadas pelos professores e são feitos registros por meio de portfólio e visitas nas unidades de vida e de produção dos educandos. A implantação do NEA procura ensinar e praticar tecnologias adequadas à realidade dos agricultores familiares, de para incentivar a produção de base agroecológica, e o resgate de sementes crioulas.