Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz

Autores

  • Rejane Escrevani Guedes
  • Maicon Fontanive
  • Amanda Queiroz de Carvalho
  • Glaucia Bethânia Rocha
  • Solange Ferreira da Silveira

Palavras-chave:

pedagogia da alternância, auto-organização, sementes crioulas, agricultura familiar

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz. O Projeto Político Pedagógico (PPC) do Curso Técnico em Agropecuária e a implantação de um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA, a partir de projeto aprovado pelo CNPq. O PPC adota a pedagogia da alternância, com o Tempo Escola (TE), com aulas teóricas e práticas, e o Tempo Comunidade (TC), onde os educandos realizam atividades em suas comunidades, sejam elas acampamentos, assentamentos de reforma agrária ou propriedades. O Campus possui uma turma com 30 alunos, todas as atividades do TC são orientadas pelos professores e são feitos registros por meio de portfólio e visitas nas unidades de vida e de produção dos educandos. A implantação do NEA procura ensinar e praticar tecnologias adequadas à realidade dos agricultores familiares, de para incentivar a produção de base agroecológica, e o resgate de sementes crioulas.

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Publicado

2017-07-31