Construção do conhecimento agroecológico no ambiente escolar: o Projeto Curupira na Zona da Mata mineira
Palavras-chave:
Educação, Arte-Educação Ambiental, Escola, AgroecologiaResumo
O presente texto apresenta a experiência de Educação em Agroecologia do Projeto Curupira, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), em Minas Gerais, que atua, desde 2006, com os pressupostos da Arte-educação Ambiental e Agroecologia em escolas públicas do campo e periurbanas em quatro cidades da Zona da Mata mineira. Esse resumo pretende assim, expor os motivos da criação do projeto, os objetivos de sua prática e atuação, os sujeitos de direitos e o contexto- território de atuação. Além de apresentar as metodologias e temáticas trabalhadas pelo projeto, a fim de apontar os avanços e resultados obtidos pela efetivação do mesmo que, em suma, tem como um de seus objetivos, a expansão e sensibilização da agroecologia nas escolas das cidades aonde são desenvolvidos outros projetos pelo CTA-ZM.